A BR-101, rodovia urbana de contorno do Recife, ganhará um corredor exclusivo de ônibus
e seu pavimento será totalmente substituído. O trecho que vai receber a
intervenção tem 30,7 km de extensão e passa pelos municípios de Abreu e
Lima, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes. A autorização para o início das obras foi assinada hoje (30) pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral.
O Governador Eduardo
Campos, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da
cidade. “É com muita satisfação que iniciamos mais esta obra. Com esse
projeto na rua garantimos a implantação de 100 km de corredores
exclusivos de ônibus, o que vai permitir o desenvolvimento do Sistema de
Transporte da Região Metropolitana do Recife, bem como a junção de outras grandes obras como, por exemplo, a integração com os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste que serão entregues até o primeiro semestre de 2014”, comemorou.
O Projeto de
requalificação da rodovia será feito em quatro etapas, ao custo estimado
de R$ 800 milhões. No entanto, nesta primeira fase, onde serão
substituídas todas as placas de concreto da via e implantado o corredor
de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) serão investidos R$ 216 milhões –
recursos do DNIT (R$ 182 milhões) e do Governo de Pernambuco (R$ 34
milhões). Esta etapa vai deixar preparado o canteiro central da rodovia
para receber, posteriormente, as estações do TRO (Transporte Rápido de
Ônibus). Serão dois anos para conclusão destes serviços.
Segundo o secretário
Danilo Cabral, esta é uma intervenção muito importante para a Região
Metropolitana, “já que a rodovia possui hoje características urbanas,
cruzando vários municípios e com uma demanda imensa, sobretudo, de
transporte individual e de carga”, ressaltou, informando que o volume
médio diário de tráfego na via entre 36 mil e 58 mil veículos por dia,
sendo 20% de caminhões. Passam pela BR-101, 13 linhas, que realizam
1.264 viagens, atendendo a uma demanda diária de 122.553 Passageiros.
Etapas futuras –
Nas etapas posteriores, a rodovia vai contar ainda com a construção de
ciclovia, 38 estações de embarque e desembarque no canteiro central da
via, passarelas para os pedestres, 27 obras de arte (viadutos, pontes e
elevados), como os “viadutos ferradura” que serão construídos nos pontos
mais críticos de congestionamento existentes na rodovia (entrada de
acesso ao bairro de Dois Irmãos, no Recife; entrada de acesso ao bairro
da Muribeca, no eixo de integração; e o elevado que vai sair da Av. Caxangá até às proximidades da BR-232).
A reconstrução do Terminal Integrado da Macaxeira e o alargamento e recuperação das pontes sobre o Rio Paratibe, do viaduto sobre a Av. Dois Rios, no Ibura, do viaduto de acesso à Jardim Paulista, e da ponte sobre o Rio Capibaribe, próximo ao Atacadão Extra.
Informações gerais – A
abertura do tráfego da BR-101 ocorreu de forma gradual, sendo uma pista
simples em 1966 e pista dupla em 1979. Hoje, com características
urbanas, seu pavimento de concreto encontra-se com seu estado de
conservação variando entre regular e ruim (49,1%). A presença de
fissuras e trincas (22%) é constante.
Diante desses problemas e
da importância da rodovia para a RMR, o Governo do Estado assumiu a
responsabilidade sobre a via e, por meio da secretaria das Cidades,
firmou em janeiro deste ano, com o Departamento Nacional de
infraestrutura de Transportes (DNIT), um convênio para a execução da 1ª
etapa do projeto de pavimentação na BR-101 e construção do corredor
exclusivo de ônibus na rodovia.
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