quarta-feira, 19 de março de 2014

Chuvas no Grande Recife devem se estender até esta quinta-feira

98f956247629c0d747766eeab01c279d.jpg
No Viaduto Joana Bezerra, alagamentos complicaram o tráfego de veículos nesta tarde

Do JC Trânsito
Quem enfrentou esta quarta-feira (19) chuvosa  deve se preparar para uma quinta-feira (20) parecida. Segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), a Zona de Convergência Intertropical - fenômeno responsável pelas precipitações de hoje - deve continuar agindo na altitude do Estado pelas próximas 24 horas. Olinda, na Região Metropolitana do Recife, foi a cidade mais atingida pela nebulosidade, com acúmulo de 50 mm. Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe também registraram chuva forte a moderada.

"Esta é uma região de convergência dos ventos que normalmente fica na latitude do Equador, mas recentemente desceu e está alcançando a altitude de Pernambuco", explica o meteorologista da Apac Fabiano Prestrêlo. Segundo o especialista, a zona transporta umidade do oceano para a atmosfera e provoca chuvas na região alcançada. "A zona acompanha o movimento do Sol durante o ano. Como estamos entrando na estação do Outono, ela tende a descer um pouco. Ela atua durante todo o ano, não desaparece. A questão é que pode mudar a latitude e atingir outros estados", afirma Prestrêlo.


http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2014/03/montagem_chuva_470.jpg
Chuva alaga diversos pontos no Grande Recife

Em Olinda, a Apac chegou a registrar ao longo do dia 50 mm de precipitação - considerada de moderada a forte. Em Jaboatão dos Guararapes, o número chegou a 40 mm, enquanto em Camaragibe, foi acumulado cerca de 30 mm. No Recife, foi registrado 11 mm no bairro da Macaxeira, Zona Norte da cidade, considerada de leve a fraca. Já no interior do Estado, a Agência registrou em torno de 10 mm no município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário