Belo Horizonte,
Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre
pretendem iniciar novas operações em sistemas BRT nos próximos meses.
Até 2016, mais mil quilômetros devem ser implantados
Do projeto abstrato às
pistas concretas. Após quatro anos do lançamento do Programa de
Aceleração do Crescimento “PAC Copa do Mundo”, é assim que, em breve,
sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de
2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna,
eficiente e sustentável mobilidade urbana tão sonhada pelos
brasileiros.
Desde 2009, o Governo
Federal já disponibilizou R$ 51 bilhões para a infraestrutura do
transporte público e da mobilidade urbana de forma geral. Os recursos
foram disponibilizados por meio dos PACs Copa do Mundo, Mobilidade
Grandes Cidades e Mobilidade Médias Cidades. Hoje, parte dessa verba
está sendo utilizada na implantação de corredores exclusivos de ônibus e
sistemas rápidos de ônibus, os conhecidos BRT (Bus Rapid Transit).
Até 2014, a previsão é
de inaugurar cerca de 250 quilômetros de novas linhas de BRT nas cidades
de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE),
Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Até 2016, 25
cidades brasileiras estarão com o foco na implantação desses sistemas
que prometem revolucionar a mobilidade urbana nessas cidades e inspirar
outras cidades a investirem nessa solução.
No total, serão 113
projetos, sendo 53 de BRT com 697 km de extensão e 60 de corredores
exclusivos, que somarão 575 km. Juntos, esses projetos totalizam 1.272
km de vias para os ônibus circularem livres e com eficiência. Serão nove
mil veículos BRT, operando em 442 estações e 60 terminais. Tudo isso em
benefício de mais de 57 milhões de brasileiros.
BRASÍLIA
Mesmo não estando no
cronograma das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, a
capital federal tem previsão de finalizar as obras do Expresso DF,
sistema que ligará as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park
Way ao Plano Piloto - centro de Brasília- até dezembro de 2013. Com 43
km de extensão, o sistema terá capacidade diária de transportar cerca
de 200 mil passageiros. Ao todo, serão 15 estações com embarque em nível
e 15 passarelas para a segurança de travessia dos pedestres.
Quando em operação, o
BRT do Distrito Federal prevê uma redução no tempo de viagem de 90 para
40 minutos. O monitoramento da frota, feito pelo Centro de Controle
Operacional (CCO), ajudará no controle do tempo do percurso e também
em casos de emergências. O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de
extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir
de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de
desembarque no Plano Piloto (terminal Asa Sul e rodoviária do Plano
Piloto).
BELO HORIZONTE
Outros projetos que
estão em dia e devem ser inaugurados no primeiro semestre de 2014 são
os de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A cidade toca quatro obras de
BRT previstas na matriz de responsabilidades para a Copa do Mundo.
As quatro obras são:
corredor Antônio Carlos/Pedro I, corredor Carlos Luz/Pedro II, corredor
Área Central e corredor Cristiano Machado. Serão 41,6 quilômetros com
mais de 60 estações e cerca de 420 ônibus. A demanda diária estimada é
de 750 mil passageiros em todos os corredores.
CAPITAL MINEIRA VAI INAUGURAR MAIS DE 40 KM DE CORREDORES EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS
O caso de Belo Horizonte
é tão positivo que foi usado recentemente como exemplo pelo juiz
federal Marllon Sousa em uma decisão contra as obras do Veículo Leve
sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá (MT), que visava a construção e
implantação do modal. Na decisão, o magistrado destacou que, se Belo
Horizonte, que tem 2,4 milhões de habitantes, adotou o BRT, não há
justificativa para Cuiabá escolher o VLT, que é um modelo mais oneroso
para o poder público.
Segundo o
diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, em cada corredor o
sistema contará com linhas expressas e paradoras. Haverá ainda linhas
interligando os corredores de BRT com os demais da cidade. “O BRT será
expandido progressivamente para outros corredores que justifique a
implantação de média/alta capacidade, conforme previsto no Plano de
Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. Estamos concluindo o projeto na
avenida Pedro II e o próximo a ser desenvolvido será o da avenida
Amazonas. O plano prevê que toda a rede seja implantada até 2020”,
afirma César.
CURITIBA
Cidade pioneira na
concepção dos sistemas BRT, Curitiba, vai expandir a Linha Verde, o BRT
brasileiro mais conhecido do mundo. O corredor, que hoje possui 22 km
em sua extensão, já está em fase de construção de mais 3 km. O projeto
também contempla o fechamento lateral das estações tubos com vidros de
película interna, capaz de reduzir a incidência de luz solar e aumentar
o conforto térmico. As estações possuem sistemas de captação de águas
de chuva, que serão utilizadas para a limpeza das instalações.
Com recursos do PAC da
Copa e contrapartidas, a extensão da Linha Verde Sul tem custo estimado
de R$ 15,5 milhões e previsão de ser entregue à população até maio de
2014, conforme ofício entregue em dezembro de 2012 pela prefeitura da
capital paranaense ao Ministério das Cidades. Por falta de repasse de
recursos, as obras haviam sido paradas, mas foram retomadas em janeiro
de 2013.
Atualmente, Curitiba
opera com uma rede de transporte totalmente integrada formando um
sistema completo de BRT com 81 km de extensão de corredores e ainda com
a previsão de inauguração – em maio de 2014 – do Corredor Aeroporto
Rodoviária (15 km) e a reforma do Corredor Avenida Cândido de Abreu
(1,1 km).
FORTALEZA
A prefeitura de
Fortaleza, no Ceará, criou recentemente uma secretaria especial para a
Copa do Mundo. A cidade deve receber dois jogos da seleção brasileira no
Mundial. O órgão vai acompanhar as obras e tentar resolver os problemas
de logística que envolvem a criação dos corredores exclusivos para a
implantação dos sistemas BRT.
Em um mês, a secretaria
iniciou o acompanhamento semanal dos órgãos, instituições e empresas
envolvidas. “Entre eles, estão o deslocamento de linhas telefônicas,
postes de iluminação pública e gás que não estavam previstos nem no
projeto inicial nem no orçamento”, explica o secretário recém-nomeado
Domingos Neto. As obras agora se concentrarão nas etapas de
alargamento, terraplanagem, pavimentação, urbanização, paisagismo e
sinalização de vias.
Na capital cearense, são
quatro projetos de BRT nas avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha, Alberto
Craveiro e Raul Barbosa, que totalizam 20 quilômetros de extensão.
Serão 52 novas estações com demanda diária estimada em 245 mil pessoas
no total. Nos horários de pico, cada corredor atenderá a uma demanda
concentrada que varia de 6 a 11 mil pessoas.
Segundo Domingos Neto, o
projeto foi pensado não só para atender a rede hoteleira e turística,
mas para facilitar o deslocamento em toda a cidade, deixando um legado
para as próximas gerações. “As vias que dão acesso à região onde se
localiza o setor hoteleiro, o aeroporto e o estádio Castelão estão
nesse fluxo. Também estão regiões muito afetadas por congestionamentos.
Tratam-se de vias que ligam os locais de maior fluxo, onde as pessoas
trabalham, aos bairros dormitórios. O legado fica para a cidade, sem
dúvida”, explica.
RECIFE DEVE INAUGURAR O BRT NORTE/SUL PARA BENEFICIAR 180 MIL PESSOAS
RECIFE
Os
projetos dos três sistemas BRT previstos para a cidade de Recife fazem
parte das obras de infraestrutura de mobilidade urbana destinadas à
Copa do Mundo de 2014. Juntos, somam cerca de 50 quilômetros
de vias exclusivas para ônibus. Ao longo de todo o sistema, serão
implantadas ciclovias com o objetivo de estimular a integração com o
transporte público. Os corredores previstos para serem entregues até o
Mundial são o Norte/Sul, o Leste/Oeste e o Corredor Ramal da Copa.
O corredor Norte/Sul
conta com dois trechos, sendo o primeiro já em obra com 33,2 km (de
Igarassu até o Centro da Cidade), previsto para setembro de 2013, e com
investimento de R$ 151 milhões. Esse trecho terá 33 estações e vai
beneficiar cerca de 180 mil passageiros por dia quando estiver
concluído. O segundo trecho, do Tacaruna até o Terminal de Joana
Bezerra, cerca de 4,8 km de extensão, terá sua obra iniciada ainda
neste trimestre e contará com 9 estações de embarque e desembarque. O
investimento para esse trecho é de R$ 110 milhões. A obra será entregue
em dezembro de 2014.
O corredor Leste/Oeste,
previsto para fevereiro de 2014 terá 12,3 km de extensão e um
investimento de R$ 145 milhões, beneficiando a região metropolitana de
Recife, por meio da interligação da Avenida Caxangá à Cidade da Copa.
Isso será feito por meio da UR-7, em São Lourenço da Mata, onde o BRT
atenderá o terminal e a estação de metrô a serem inaugurados.
Outro corredor que
ficará pronto até 2014 será o Ramal da Copa. Com investimento de R$ 131
milhões, o Ramal tem 6,3 km de extensão e também vai operar com o
sistema BRT ou o Transporte Rápido por Ônibus (TRO), como é chamado em
Recife. Sua principal função é levar à população usuária de ônibus até a
Arena da Copa. Sua primeira fase (ramal interno) será entregue em abril
de 2013. Em junho, para a Copa das Confederações, outro trecho estará
concluído e em dezembro deste ano, todo o Ramal será entregue. Serão
beneficiados 20 mil passageiros/dia.
RIO DE JANEIRO
Outra cidade que está
com os projetos adiantados visando melhorias de mobilidade tanto para
os eventos esportivos quando para a população é o Rio de Janeiro. Em
2012, foi inaugurado o BRT Transoeste com 31 estações. O corredor tem 56
km de extensão total e liga a Barra da Tijuca à Santa Cruz e Campo
Grande com capacidade para transportar 220 mil passageiros por dia.
BRT TRANSCARIOCA TERÁ UMA PONTE EXCLUSIVA PARA OS ÔNIBUS.
A previsão é que até
agosto deste ano o corredor esteja funcionando completamente com as 53
estações previstas. Até agora, o projeto já atingiu o objetivo de
reduzir pela metade o tempo de viagem do carioca nessa região. Além do
Transoeste, o Transcarioca também está previsto para ser concluído em
2013. A linha terá 41 km de extensão, 46 estações e capacidade máxima
para transportar 400 mil pessoas por dia.
O BRT Transcarioca
vai ligar o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim até a Barra
da Tijuca, passando pela Penha e a Ilha do Governador. Nesse trecho,
está sendo construída a Ponte Estaiada da Ilha do Governador, que será
usada exclusivamente pelos ônibus. Serão 400 metros de ponte construídos
ao lado do atual acesso sobre a Baía de Guanabara.
A expectativa é de
grande redução no tempo de viagem. De acordo com a prefeitura do Rio de
Janeiro, o trajeto entre a Ilha do Governador e Santa Cruz, que é de
até três horas em horário de pico, poderá ser feito em 50 minutos com os
novos corredores.
O diretor de Comunicação
e Marketing da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do
Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), Paulo Fraga, lembra que essa
rapidez do deslocamento é o que faz do BRT um exemplo mundial para
solução em transporte. “Na verdade, o BRT é uma tendência mundial.
Hoje, se você for parar para analisar, os grandes projetos de mobilidade
urbana no mundo estão focados no BRT. E, se você for comparar, o custo
para implantação da malha ferroviária e metroviária é muito alto. Por
isso, o BRT é tão viável”, justifica.
PORTO ALEGRE
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é mais uma cidade que está melhorando sua mobilidade urbana por meio do BRT.
A capital já possui três corredores - Protásio Alves, Bento Gonçalves e
João Pessoa -, que serão modernizados e um novo corredor, o Padre
Cacique, será implantado. Juntos, esses corredores farão parte de um
sistema tronco-alimentador formando uma rede estrutural destinada a
racionalizar e integrar o sistema de transporte público coletivo da
cidade.
A cidade reinaugura até
agosto deste ano os corredores adaptados para BRT João Pessoa, Protásio
Alves e Bento Gonçalves. O projeto com os três corredores prevê 17,2
quilômetros somando custos no valor de 199,5 milhões com
desapropriações.
PORTO ALEGRE ESTÁ MODERNIZANDO OS CORREDORES EXCLUSIVOS PARA INAUGURAR BRT NESTE ANO
Na Avenida Bento
Gonçalves a adequação será entre os terminais Azenha e o Terminal
Antônio de Carvalho, numa extensão aproximada de 6,5 km, e com previsão
de 12 estações de embarque e desembarque.
O corredor da Avenida
Protásio Alves está localizado entre a Rua Sarmento Leite e a Rua
Saturnino de Brito numa extensão de aproximadamente 7,5 km, com previsão
de 14 estações de embarque e desembarque.
Já o corredor da Avenida
João Pessoa terá a adequação no trecho compreendido entre a Avenida
Azenha e Avenida Salgado Filho com extensão aproximada de 3,2 km, com
previsão de 8 estações e 1 estação de integração multimodal.
DE OLHO NAS OBRAS
A NTU lançou em 2012 o
projeto BRT Brasil no intuito de acompanhar a implantação desses
projetos no Brasil. O monitoramento é realizado por uma rede técnica,
composta por profissionais das empresas de transportes associadas e dos
órgãos públicos envolvidos nas implantações do BRT. Essa rede alimenta o
banco de dados da NTU, que pode ser consultada em www.brtbrasil.org.br.
O presidente da NTU,
Otávio Cunha, lembra que em todo o Brasil serão 1.272 quilômetros de
corredores. Isso representa investimentos privados em veículos e
sistemas inteligentes com monitoramento da operação em tempo real, por
GPS, e gerenciamento por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
“Estamos falando em R$ 8 bilhões de investimentos privados, 521
estações e 60 terminais”, ressalta.
Cunha destaca que a
priorização do transporte público coletivo em detrimento do individual é
a solução para melhorar a mobilidade nas cidades. Ele lembra que é
possível, num sistema BRT, com ônibus articulados e biarticulados,
atingir demandas de 40 a 45 mil passageiros por hora e por sentido.
“Poucos metrôs no mundo operam com essa capacidade. Você consegue
melhorar muito a qualidade do transporte e as viagens vão ser muito
mais rápidas”, aponta.
A qualidade, eficiência e
segurança, aliados à maior velocidade comercial, vai estimular o
usuário do transporte público individual motorizado a migrar para esse
sistema. A expectativa é que haja uma transferência em torno de 20%
para o transporte coletivo. “O BRT é uma invenção brasileira que ganhou o
mundo, presente em mais de 145 cidades. O maior conforto e a rapidez
proporcionados pelo BRT certamente convencerão o usuário do automóvel a
usar o transporte público como uma boa opção de deslocamento”, opina.
GANHOS DE MOBILIDADE
Os projetos de
mobilidade contribuirão para a melhoria dos principais indicadores de
qualidade do transporte público. Entre eles:
Aumento de 2% ao ano dos passageiros transportados;
Transferência superior a 20% das viagens do transporte individual para o coletivo;
Redução de 40% no tempo de viagem;
Aumento de 78% na velocidade média nos corredores;
Aumento significativo de confiabilidade dos serviços.
Fonte: NTU / Portal da Transparência do Governo Federal / Consórcio BRT-Sul *Estimativa.
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