O sistema de circulação
da rede integrada de transporte público da Região Metropolitana do
Recife é composto de 12 corredores radiais e quatro perimetrais. Até
2014, dois desses corredores radiais serão beneficiados com o modelo do
corredor exclusivo de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), os
corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, que integram radiais como as
avenidas Caxangá e Cruz Cabugá. Mas quais as perspectivas de melhora nos
outros 10 corredores?
A Secretaria de
Mobilidade do Recife está estudando a implantação de faixa exclusiva de
ônibus para cinco vias radiais. Além das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, também deverão receber faixa exclusiva para ônibus, as avenidas Abdias de Carvalho, Beberibe e Mascarenhas de Morais.
A instalação da faixa exclusiva para o transporte público nos
corredores poderá representar um ganho entre 20% a 30% na velocidade e
melhoria na regularidade das viagens.
A
ideia é implantar nas cinco avenidas o mesmo modelo que já faz sucesso
no Rio de Janeiro, denominado BRS (Bus Rapid Service), uma versão mais
simples do BRT. Numa analogia simples, o BRT estaria para as
ciclovias, assim como BRS para as ciclofaixas. O primeiro é segregado e o
segundo tem a sinalização horizontal e vertical na faixa.
De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU),
Taciana Ferreira, a Avenida Norte ficou de fora porque já está
contemplada com um projeto do governo do estado. “Já existe um projeto
de BRT para a Avenida Norte, que não foi contemplado agora, mas está
entre as prioridades, por ser uma linha troncal que faz ligação com o
Terminal da Macaxeira”, explicou. Já o binário Rui Barbosa/Rosa e Silva
será beneficiado com o projeto de navegabilidade.
A melhoria dos
corredores que integram o sistema de transporte público é considerado um
avanço para os especialistas. “Qualquer melhora para o transporte
público irá significar ganho para a população, mesmo quando gera
insatisfação do usuário do transporte individual com a redução das
faixas”, ressaltou Maurício Pina, especialista em mobilidade e professor
do departamento de engenharia das universidades Federal e Católica de
Pernambuco.
“Já que o BRS é um modelo mais simples de ser implantado poderia ser adotado na Avenida Norte,
enquanto o BRT não chega. Da mesma forma que será feito na Avenida
Domingos Ferreira”, ressaltou. Atualmente o Sistema de Transporte
Público de Passageiros (STPP) realiza 26 mil viagens por dia e
transporta cerca de dois milhões de passageiros em um frota de três mil
ônibus. “O que vai fazer a diferença também será o investimento nas
perimetrais dois, três e quatro. A quarta perimetral na BR-101 liga
Abreu e Lima a Prazeres. É de uma importância fundamental”, detalhou
Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana.
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