o superintendente
interino da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, José Renato, se
mostrou surpreso com as declarações do secretário extraordinário da Copa
em Pernambuco, Ricardo Leitão, que responsabilizaram a CBTU pelas
falhas de mobilidade em Espanha x Uruguai. Além disso, o superintendente
defendeu a empresa metroviária argumentando que o erro foi provocado
pela falta de sincronismo dos ônibus com o metrô e pela falta de eventos
que segurassem a população mais tempo na arena após o fim do jogo.
Segundo Renato, as duas medidas já haviam sido combinadas antes. "Não
podemos culpar o metrô. Fizemos acordo para o sincronismo e isso não foi
atendido. Era para transportar o público em quatro horas e fomos
obrigados a fazer isso em duas horas e meia. Também faltaram as
atividades pós-jogo, que também estavam combinadas", disse.
(Foto: Pedro Toshiro / G1 PE)
Segundo o
superintendente, se tudo ocorresse conforme acordado, o metrô daria
suporte para a população com o mínimo de conforto esperado. "O metrô
pode transportar cerca de 1.200 pessoas. Esse seria o número ideal para a
estação Cosme e Damião. Chegamos a ter um intervalo de três a cinco
minutos entre um trem e outro. Operamos no nosso máximo. Mas sem o
sincronismo não tem como fazer a vazão da população", afirmou.
Sobre o acesso para a
plataforma em Cosme e Damião, Renato reconheceu que a escadaria é
estreita para o grande público. Ele, porém, ressaltou que a estação não
foi feita para a Copa das Confederações ou Copa do Mundo. "A
responsabilidade da estação é nossa, mas Cosme e Damião não foi feita
para isso", declarou o superintendente já ressaltando que poderá haver
mudanças no acesso em Itália x Japão, próximo jogo da Copa das
Confederações na Arena Pernambuco, que ocorre nesta quarta-feira, às
19h. "Vamos estudar outra forma de chegar a plataforma já para este
jogo".
CBTU e Secopa irão se
reunir antes de Itália x Japão. Durante o encontro, os dois órgãos irão
tentar aparar as arestas e reavaliar o planejamento para a mobilidade da
Arena Pernambuco.
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