O Metrô do Recife é operado pela CBTU/Metrorec
e é composto atualmente de vinte e oito estações, com linhas que somam
39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 285 mil usuários
por dia, sendo 240 mil na Linha Centro e 45 mil na Linha Sul.
Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou em
setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede
Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com
passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias
modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a
CBTU, através da Superintendência de Recife, absorveu os trens de
subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife
(PE).
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e
Natal foram desvinculados da Superintendência de Recife e passaram a ser
subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de
Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô de Recife,
compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações
Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da
Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de
2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados trechos da linha sul, que já terminou a sua expansão.
Desde o início de 2013, após um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a antiga Linha Diesel/Trens Diesel, que vai do Cabo de Santo Agostinho até a estação Cajueiro Seco, passou a operar com VLT, beneficiando cerca de 35 mil passageiros. Todas os vagões são equipados com ar condicionado e GPS.2 Em março de 2013 começaram a operar os 2 primeiros dos novos trens comprados para aumentar a frota da linha sul.
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