Recife tem avançado nas
obras de mobilidade urbana para o Mundial 2014. Com a chegada da Copa
das Confederações, porém, o sinal amarelo acendeu na capital
pernambucana. Palco de três jogos da competição, a cidade-sede tem
apenas dois projetos de mobilidade concluídos: o viaduto da BR-408, que
dá acesso à Arena Pernambuco, e a Estação Cosme e Damião, em Camaragibe.
Foto: Clayton Leal - Obras no Corredor Leste-Oeste |
A Matriz de
Responsabilidades, que lista os projetos ligados à Copa das
Confederações e à Copa do Mundo, ainda destaca cinco projetos de
mobilidade urbana. São eles: Terminal Integrado Cosme e Damião, Ramal
Cidade da Copa, Corredor Norte-Sul, Corredor Leste-Oeste e Via Mangue.
O Terminal Integrado
Cosme e Damião estará situado ao lado da estação e tinha previsão de
entrega para abril de 2013. No entanto, a conclusão foi adiada para
dezembro deste ano. A obra terá um investimento de R$ 18,1 milhões e vai
contar com plataformas de embarque e desembarque, bicicletário, lojas e
quiosques.
O Ramal Cidade da Copa,
que é a principal via de acesso ao estádio, tem uma parte das obras,
chamada de Ramal Interno, quase concluída. O trecho, que vai da BR-408
até a ponte do Rio Capibaribe, tinha previsão de entrega para o final de
maio. Já o Ramal Externo, que vai da ponte do Rio Capibaribe até a Av.
Belmiro Correia, em Camaragibe, tem conclusão prevista para maio de
2014. Serão investidos R$ 131 milhões em toda a obra, que está com
46,28% dos serviços concluídos.
Os corredores Norte-Sul e
Leste-Oeste vão operar no sistema BRT (Bus Rapid Transit) e também
estão com o prazo apertado. O Corredor Norte-Sul vai passar pelos
municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife, e teve
44% dos serviços executados. Foram iniciadas as construções de 10
estações dos BRT´s, do elevado do Engenho do Meio e do Terminal
Integrado de Passageiros de Abreu e Lima. A obra tem um investimento de
R$ 151 milhões e a conclusão está prevista para o mês de dezembro deste
ano.
De acordo com a
Secretaria das Cidades, o Corredor Leste-Oeste possui 23% das obras
concluídas e a previsão de entrega é para março de 2014. Este corredor
vai ligar o bairro do Derby, que fica próximo ao centro do Recife, até o
Terminal Integrado de Camaragibe, localizado no município vizinho à
Cidade da Copa. O BRT terá um investimento de R$ 145,3 milhões.
O governo do estado deu
início à construção de 21 estações de BRTs, sendo que uma delas, a
estação cinco, já está concluída. A pavimentação da avenida Caxangá, a
construção do elevado do Bom Pastor, no bairro da Iputinga, e a
construção dos Terminais Integrados de Passageiros estão em andamento.
Também está sendo feita a retirada de interferências e demolições que
são necessárias para a construção do Túnel da Abolição, no bairro da
Madalena.
A Via Mangue,
única obra na matriz que é de responsabilidade da Prefeitura do Recife,
teve 43% dos serviços executados e deveria ser concluída em setembro de
2013, o que dificilmente acontecerá. Esta obra é a primeira via
expressa da cidade e tem um investimento de R$ 443 milhões. A
intervenção deve desafogar o trânsito na Zona Sul do Recife, onde fica a
maior parte dos hotéis da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário