BRT(Bus Rapid Transit) do recife
O Corredor Leste-Oeste terá 12 km de extensão e o investimento total
previsto é de R$ 99 milhões, sendo R$ 11 milhões direcionados para a
construção dos terminais. Esse sistema permitirá o deslocamento entre as
regiões leste e oeste da Região Metropolitana de Recife (RMR). Os
municípios a serem contemplados com a obra são os seguintes: São
Lourenço da Mata, Camaragibe e a capital Recife.
Esse corredor terá dois novos terminais de integração e dois já
existentes serão reformados. O número total de estações será de 22 ao
longo dos 12 km de extensão, com distância de 500 metros entre elas. Já o
Corredor Ramal Cidade da Copa será contemplado com um novo terminal
integrado com o sistema de metrô. Serão quatro estações construídas ao
longo da extensão de 6,4 km, também espaçadas por 500 metros de
distância.
O corredor Ramal Cidade da Copa vai abranger as cidades de
Camaragibe, São Lourenço da Mata, além de Recife. Esse corredor
constitui a continuação do Corredor Leste-Oeste e também atenderá a
futura Cidade da Copa, onde se localizará a Arena Pernambuco. O
investimento total é de R$ 137 milhões.
As obras dos dois corredores foram iniciadas em outubro de 2011,
estão em estágio avançados e com previsão de conclusão para setembro de
2013 Corredor Ramal Cidade da Copa e fevereiro de 2014 Corredor
Leste/Oeste.
O Corredor Norte-Sul possuirá uma extensão de 33 km e contemplará os
municípios de Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Abreu
Lima, Paulista, Olinda e Recife. Além desses contemplará o acesso a
importantes polos de atração de viagens, tais como: hotéis, aeroporto,
as estações ferroviária e do metrô, além de alternativas possíveis de
deslocamento na rede do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
O investimento total na construção do Corredor Norte-Sul é da ordem
de R$ 180 milhões, R$ 12 milhões serão utilizados para a construção dos
terminais, sendo um terminal novo e a reforma/adaptação de outros três
para operação do sistema BRT. O projeto contempla a construção de 31
estações ao longo do percurso, estas, serão espaçadas a cada 500 metros.
As obras, em andamento, tiveram início em janeiro 2012 e tem a previsão
de conclusão em setembro de 2013.
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