terça-feira, 15 de outubro de 2013

História completa dos trolebus do Recife

A cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco no nordeste do Brasil, possuiu um sistema de trolebus (ônibus elétrico) que durou 41 anos. A empresa municipal CTU – Companhia de Transportes Urbanos, inaugurou a sua primeira linha no Recife em 1960 com 65 trolebus da Marmon-Herrington Automotive Company de Indianápolis – EUA
 
                                                                                                                                     garagem da CTU

Os 65 Marmon-Herrintons originais foram numerados de 001 a 065. Em 1966, a CTU adquiriu mais 20 trólebus, desta vez brasileiros, da Aços Villares em São Paulo – Brasil, numerados de 066 a 085, e em 1970 mais 50 Marmons-Herrintosn de Belo Horizonte – Minas Gerais, que teve seu sistema encerrado em 1969. Os 50 Marmons de Belo Horizonte foram renumerados a partir de 086 a 135. Em 1970, a CTU adquiriu mais 5 trólebus Massari Villares de segunda mão de Belo Horizonte, numerados de 136 a 140.

Em 1970 a CTU contou com uma frota total de 140 trólebus distribuídos em 18 linhas no Recife, sendo assim, o auge do sistema nesta cidade. Recife possuiu os trólebus da última fabricação da firma de Indianápolis, com três portas e únicos no mundo em estado original. As primeiras linhas a serem inauguradas foram para os bairros da Torre, Casa Amarela e Campo Grande.
Após abril de 2001 apenas a linha 900 - PE - Parador estava em operação com 6 trólebus Marmons e 10 Caio Villares. Em 24 de setembro de 2001, após 41 anos de serviços prestados com bravura à cidade do Recife o serviço é desativado. 

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