A Avenida Conde da Boa
Vista, principal artéria de acesso ao Centro do Recife, terá seu formato
modificado, com um novo conceito de uso. Sairão os ônibus convencionais
para dar lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido
por Ônibus) do corredor Leste/Oeste.
As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta
a importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou
por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte
do Leste/Oeste. A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do
corredor projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve
ficar pronto em março de 2014.
Atualmente, 54 linhas
circulam pela avenida. com um total de 537 ônibus. Com a implantação do
BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e seus 377 ônibus
terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. De acordo com o
secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ruas
como Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e
Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus
convencionais que precisam chegar ao Centro.
O plano da prefeitura só
deverá ficar pronto até o fim do ano, mas segundo o secretário de
Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso não atrapalhará as obras
das estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista.
Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão
modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a
reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá
necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.
A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte
Metropolitano, responsável pela gerência do transporte público. Segundo
o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município
de privilegiar o BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito.
Somente com os estudos teremos condições de saber o tratamento para as
demais linhas”, ressaltou.
Segundo Nélson, como o
projeto do município só será entregue no fim do ano, as paradas de
ônibus atuais vão passar por uma adequação provisória. “A ideia é fechar
algumas paradas para instalar catracas para o pagamento antecipado com
os ônibus com portas também do lado direito. As estações definitivas só
serão feitas com a conclusão do projeto do município”.
Para o especialista em
mobilidade César Cavalcanti a priorização da avenida para o BRT é
importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como exercer o seu papel
de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar as condições de
bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”, afirmou. Outro
especialista que preferiu não se identificar diz que será complicado
adequar as demais linhas para as vias paralelas, principalmente para
quem tem como destino a Conde da Boa Vista.
Saiba Mais
A trajetória da Conde da Boa Vista
Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde da
Boa Vista, executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro do Recife ao então bairro de Camaragibe
Em 1870, com a morte de Rego Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em homenagem ao ex-governador
Com seu alargamento em
1956, na administração de Pelópidas da Silveira, a rua passou à
categoria de avenida, chamando-se, então, Avenida Conde da Boa Vista.
Entre 2007 e 2008, a
avenida sofreu modificações no seu corredor viário, passando a fazer
parte do chamado Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus,
juntamente com a Avenida Caxangá e a Rua Benfica
A Conde da Boa Vista
passou por ampla e polêmica reforma, sendo reinaugurada em abril de
2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de
priorizar o transporte coletivo, ganhou paradas de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros de passeio
A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano é
deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas
duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias
paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido
Perfil da Avenida Conde da Boa Vista
Hoje
54 linhas de ônibus circulam pela via
537 ônibus passam pela avenida
6 paradas
Com BRT
16 linhas
160 ônibus
3 paradas
2008 – o início do corredor Leste/Oeste
6 paradas centralizadas
R$ 14 milhões foi o custo da implantação do atual traçado
Antes da mudança em 2008
9,7 mil veículos
400 mil pessoas
Fonte: Grande Recife e Prefeitura do Recife
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