O ônibus Viale BRS
(produzido na unidade de Caxias do Sul) com tração híbrida
(biodiesel/elétrica) é uma das atrações da Marcopolo, uma das principais
empresas mundiais no desenvolvimento de soluções e produtos para o
transporte público terrestre, na Transpúblico 2013. O veículo é o
primeiro com piso baixo fabricado no Brasil com a tecnologia híbrida e
está no estande da fabricante durante a Feira de Mobilidade Urbana, que
acontece de 3 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Seguindo a tendência
internacional por alternativas que permitam a mobilidade veicular com
preservação do meio ambiente, o Viale BRS constitui-se no mais avançado
estágio da tecnologia híbrida. É equipado com chassi de piso baixo
(Low-Entry) Volvo B5RLH EURO V e possui conjunto propulsor formado por
um motor elétrico de 160 cv de potência, que utiliza baterias de íon de
lítio e também dispõe de motor diesel/biodiesel de 215 cv. Os
propulsores estão instalados na parte traseira do veículo, o que
contribui para melhor distribuição de pesos e conforto para os
passageiros.
Para Paulo Corso,
diretor de operações comerciais da Marcopolo, a diminuição da poluição e
a economia são os principais atrativos de um tipo de veículo que pode
estar cada vez mais presente nas ruas brasileiras nos próximos anos. “Os
ônibus híbridos são os veículos do futuro. Nas mais recentes feiras de
mobilidade urbana na Europa, foram os modelos mais apresentados pelas
empresas e os que mais se destacaram. O Viale BRS tem projeto,
desenvolvimento e produção com foco na sustentabilidade. A tração
híbrida reforça a posição de vanguarda em oferecer soluções de
transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a
qualidade de vida da população”, explica o executivo.
O Viale BRS híbrido
contém a tecnologia projetada para um ônibus com dois motores, um a
diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma
independente. O motor elétrico é utilizado para deslocar o ônibus e
acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h e sua energia é
fornecida pelas baterias de lítio. Depois disso, o ônibus funciona em
paralelo com o motor a diesel e o elétrico em sintonia. A energia para o
elétrico é fornecida pelo sistema de regeneração dos freios e ainda
pelo gerador interno acoplado no próprio motor elétrico.
Com 13.395 mm de
comprimento, o Viale BRS Híbrido tem a capacidade para transportar 91
passageiros, sendo 41 sentados e 50 em pé. O modelo é equipado com
transmissão automática, retarder, poltronas com encosto de cabeça, com
descansa-braços e descansa-pés, lixeiras no salão de passageiros,
sistema de ar-condicionado, sirene de marcha à ré e sistemas de
gerenciamento de frota e de iluminação interna em LEDs. Conta também com
sistema de acessibilidade, espaço para cadeira de rodas, cinto de
segurança de três pontos e sistema de audiovisual com dois monitores de
19 polegadas em LCD.
Viale BRT
Além do modelo Viale BRS
híbrido, a Marcopolo apresenta uma unidade do Viale BRT com motorização
diesel convencional. O veículo tem as mesmas características de
modernidade e design da versão híbrida, mas possui carroceria
articulada, que confere maior capacidade de transporte.
Desenvolvido para
aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes
centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT articulado tem até 21 metros de
comprimento e capacidade para transportar até 145 passageiros.
Internamente, inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A
maior largura interna, associada à configuração das poltronas,
proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros,
tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi
aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar,
alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.
A concepção do Viale BRT
é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada
junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação
custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de
transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são
a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e
tecnologia embarcada.
Promovido pela
Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o
Seminário Nacional 2013 “Mobilidade Sustentável para um Brasil
Competitivo”, tem como objetivo ampliar o debate sobre os desafios e
soluções sustentáveis para o desenvolvimento do País e qualidade de vida
aos cidadãos. O encontro inclui ainda, paralelamente aos debates e
palestras, a Feira Transpúblico 2013, uma exposição dos fabricantes de
veículos, equipamentos, sistemas e serviços para o transporte de
passageiros por ônibus urbano.
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