Transportes
A capital de Pernambuco foi palco da inauguração do primeiro sistema urbano de transporte sobre trilhos da América Latina, a chamada Maxambomba (do inglês machine pump). Antes, o sistema de transporte era atendido por canoas e, para os mais abastados, cavalos e carruagens. A viagem de Maxambomba era metade do preço da viagem de carruagem, e findava às 21 horas, fato este que determinou a mudança do fechamento das lojas para o mesmo horário (antes, fechavam às 18h).224 O itinerário da maxambomba chegou a ter 22 quilômetros de extensão e 20 estações, até que em 1919 foi substituída por bondes elétricos. Em 1960, os bondes foram substituídos por ônibus elétricos. Paralelamente, houve a implantação de transporte por ônibus. As linhas de trem da Great Western, antecessora da Rede Ferroviária Federal, também faziam o transporte público urbano. Foram substituídas pelo Metrô do Recife.Entre 1930 e 1938, Recife foi uma das primeiras cidades nas Américas e a primeira do Brasil com conexão direita (non-stop) para a Europa, especialmente para a Alemanha, por meio de dirigíveis. Atualmente Recife tem a única estação de atracação de dirigíveis no mundo preservada em sua estrutura original, a Torre do Zeppelin.
Pernambuco conta com cobertura de todos os tipos de transporte: aéreo, marítimo, rodoviário e ferroviário. A Infraero administra dois aeroportos no estado. O Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre é o maior aeroporto do Norte-Nordeste, com uma pista de 3.300m225 e capacidade para 5 milhões de passageiros ao ano.226 É um dos mais modernos aeroportos do Brasil,227 tendo sido eleito um dos 5 melhores aeroportos do mundo pelas companhias de aviação.228 O Aeroporto de Petrolina possui a segunda maior pista de pouso do Nordeste, e o seu principal emprego é no transporte da produção de frutas do Vale do São Francisco para o exterior. Veja a lista de aeroportos de Pernambuco.
Pernambuco apresenta dois portos marítimos: o de Suape, segundo maior do Brasil, localizado no município de Ipojuca; e o do Recife, um dos mais antigos do Brasil, que muitos estudiosos afirmam ter dado início ao Recife. Possui também o porto fluvial de Petrolina.
A rede rodoviária em Pernambuco apresenta quinze rodovias federais. As mais importantes são a BR-101, que, avançando pela costa pernambucana, liga o norte ao sul do estado, passando pela RMR; e a BR-232, que liga a capital ao interior do estado, no sentido leste-oeste.
- BR-232 - Se estende em sentido leste-oeste partindo da cidade do Recife, onde começa no trevo da avenida Abdias de Carvalho com a BR-101, com trecho de 150 km duplicados em direção ao interior do estado, passando por cidades importantes como Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Arcoverde, Serra Talhada, e Salgueiro.
- BR-101 - Na costa do estado, no sentido de norte-sul, com todo seu trecho duplicado passsando pela Grande Recife.
- BR-316/BR-122/BR-407/BR-428/BR-110 - Fazem a ligação das localidades da margem esquerda do São Francisco em Pernambuco entre Petrolina e Petrolândia.
Desde então foram construídos 900 quilômetros de ferrovias: os trechos Ipojuca-Olinda-Escada e Limoeiro-Ribeirão-Água Preta-Palmares. Em 1882, foi concluído o trecho Palmares-Catende, seguido de Garanhuns (1887), Mimoso (1911), Arcoverde (1912) e Salgueiro. Formavam assim três linhas, que se destinavam à cidade do Recife. O tronco norte ligava os portos pernambucanos aos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, com suas respectivas capitais; e o tronco sul ligava o sul do estado às cidades de Maceió (capital de Alagoas) e Aracaju (capital de Sergipe). O tronco oeste ligava os portos da Região Metropolitana de Recife às cidades do interior pernambucano. Durante várias décadas, o transporte ferroviário exerceu decisiva influência na economia do estado. A partir do ano de 1960 foram abandonadas, dando espaço às rodovias.
O Metrô do Recife, primeiro sistema metroviário do Norte-Nordeste, foi inaugurado em março de 1985, com a linha Werneck-Centro, de 6,2 km de extensão. Seguiram-se construções de outras estações, e em outubro de 1986 chegou ao Terminal Integrado de Passageiros, TIP (rodoviária do Recife), o TIP foi inaugurada em outubro de 1986, sendo a segunda maior estação rodoviária do país. É operado pela CBTU Metrorec e é composto atualmente de 28 estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 225 mil usuários por dia, sendo 205 mil na Linha Centro e 20 mil na Linha Sul, ocupa 446.000 m², e possui diversas lojas em seus quatro pisos.232 .
A Transnordestina consiste em 1758 km de ferrovias interligando o porto de suape ao porto de pecém, foi sugerida já no século XIX, mas só em 2006 foi concebido um investimento R$ 1,3 bilhão será uma importante conexão entre o litoral e o Sertão. O projeto é para ser uma estrada de ferro para interligar o Nordeste (pelo centro da região) com o Sudeste do Brasil, com o objetivo de facilitar o escoamento da produção econômica nordestina. Em Pernambuco consiste na construção dos trechos entre os municípios de Petrolina e Salgueiro (231 km), de Salgueiro-Trindade-Araripina (171 km), a partir de Araripina, em direção ao oeste, inicialmente até Eliseu Martins (PI), de Salgueiro-Missão Velha, no Ceará, (114 km), de Salgueiro-Recife (514 km), Recife-Palmares-catende (142 km) a partir de Palmares em direção ao sul inicialmente até Propriá (SE).
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