Em 1985, foram inaugurados o Metropolitano do Recife e o Trensurb, de Porto Alegre. No ano seguinte, inaugurou-se o de Belo Horizonte. Em 1989 apareceu o Metropolitano de Teresina e um ano mais tarde um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) em Campinas. Este último fechou cinco anos após ter entrado em serviço, em 1995, devido à má localização das duas linhas constituintes da rede.
Somente em 2001 foi inaugurado o metropolitano em Brasília, que deveria ter sido inaugurado dois anos antes, mas a obra sofreu atrasos. A rede de Brasília ainda não está completa, pois está ainda em expansão, com a construção planejada em duas linhas,baseadas no sistema de VLT.3
O Metropolitano de Fortaleza (Metrofor) iniciou sua fase de testes em 2012.4 Já o sistema de Salvador encontra-se com as obras paradas.5
Atualmente, a rede metroviária de São Paulo ainda é a maior do Brasil, com 74,3 quilômetros de extensão. Em seguida, vêm as redes de Recife (44,2 quilômetros), Brasília (42,4 quilômetros) e Rio de Janeiro (40,9 quilômetros).6
Há atualmente alguns projetos em negociações para começarem a operar em várias cidades brasileiras. O Metropolitano de Curitiba, baseado num sistema de VLT está em estudo, apesar de existirem outras hipóteses, tal como ter como base um sistema de monorail. O metropolitano de Goiânia7 está a ser ponderado, assim como uma rede na cidade de São José dos Campos
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