sábado, 24 de agosto de 2013

Metrô no Brasil

No Brasil, a primeira linha de metropolitano foi inaugurada apenas em 1974, na cidade de São Paulo. Cinco anos mais tarde, em 1979, foi inaugurado um sistema na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1985, foram inaugurados o Metropolitano do Recife e o Trensurb, de Porto Alegre. No ano seguinte, inaugurou-se o de Belo Horizonte. Em 1989 apareceu o Metropolitano de Teresina e um ano mais tarde um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) em Campinas. Este último fechou cinco anos após ter entrado em serviço, em 1995, devido à má localização das duas linhas constituintes da rede.
Somente em 2001 foi inaugurado o metropolitano em Brasília, que deveria ter sido inaugurado dois anos antes, mas a obra sofreu atrasos. A rede de Brasília ainda não está completa, pois está ainda em expansão, com a construção planejada em duas linhas,baseadas no sistema de VLT.3
O Metropolitano de Fortaleza (Metrofor) iniciou sua fase de testes em 2012.4 Já o sistema de Salvador encontra-se com as obras paradas.5
Atualmente, a rede metroviária de São Paulo ainda é a maior do Brasil, com 74,3 quilômetros de extensão. Em seguida, vêm as redes de Recife (44,2 quilômetros), Brasília (42,4 quilômetros) e Rio de Janeiro (40,9 quilômetros).6
Há atualmente alguns projetos em negociações para começarem a operar em várias cidades brasileiras. O Metropolitano de Curitiba, baseado num sistema de VLT está em estudo, apesar de existirem outras hipóteses, tal como ter como base um sistema de monorail. O metropolitano de Goiânia7 está a ser ponderado, assim como uma rede na cidade de São José dos Campos


Metropolitanos brasileiros

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