sábado, 24 de agosto de 2013

Religião

 

 

 

 

 

De acordo com os dados do Novo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas com dados de 2009 da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, 53,07% da população do Recife se identifica como católica, 10,36% evangélicos pentecostais, 12,05% outras evangélicas, sem religião (podendo ser ateus, agnósticos, deístas) 13,39%, espíritas2,60%,afro-brasileira 0,36%, orientais ou asiáticas (como o budismo e o hinduísmo) 2,04%, outras 5,63%.
Igreja Católica Romana
Os colégios tradicionais recifenses, em sua maioria, são ou eram católicos, como o Colégio Damas da Instrução Cristã, o Colégio Marista São Luís e o Colégio Nóbrega pertencente a congregação dos Jesuítas.106 107 .
Os templos maiores, mais antigos, mais conhecidos, em maior quantidade e mais visitados pelos turistas são da Igreja Católica, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, o Convento e Igreja de Santo Antônio, a Basílica da Penha108 , a Basílica do Carmo109 e a Igreja Madre de Deus, o que se trata de um sinal que o catolicismo romano é religião mais professada entre recifenses. Recife está dentro da Arquidiocese de Olinda e Recife, comandada atualmente pelo arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido.
Evangélicos

O Templo do Recife foi o segundo templo mórmon construído no Brasil e o 101º no mundo.
A maior minoria religiosa do Recife é a evangélica. Os evangélicos do município são, em sua maioria, pentecostais, que por seguinte, são em sua maioria da Assembleia de Deus, denominação protestante com maior quantidade de fiéis na cidade. Outras denominações pentecostais e neopentecostais presentes são: Congregação Cristã no Brasil, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Episcopal Carismática, Vitória em Cristo, entre outras.
Entre as denominações evangélicas tradicionais, possuem templos na cidade as igrejas de orientação batista, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, a Igreja Presbiteriana, a Luterana, a Anglicana, a Metodista e a Congregacional.110
Outras religiões
Destacam-se os Espíritas e os Santos dos Últimos Dias, mais conhecidos como mórmons. Também existem as Testemunhas de Jeová. O templo afro-brasileiro mais conhecido é o Terreiro do Pai Adão, no bairro de Água Fria.111 Os judeus também estão presentes. Algumas das personalidades judias que moraram no recife foram a escritora Clarice Lispector, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o engenheiro Mário Schenberg, o paisagista Roberto Burle Marx, entre outros.112 Os budistas, hinduístas e muçulmanos possuem relevância na população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário