Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência de Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE).
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência de Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô de Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados trechos da linha sul, que já terminou a sua expansão.
Desde o início de 2013, após um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a antiga Linha Diesel/Trens Diesel, que vai do Cabo de Santo Agostinho até a estação Cajueiro Seco, passou a operar com VLT, beneficiando cerca de 35 mil passageiros. Todas os vagões são equipados com ar condicionado e GPS.2 Em março de 2013 começaram a operar os 2 primeiros dos novos trens comprados para aumentar a frota da linha sul.


Nenhum comentário:
Postar um comentário