terça-feira, 16 de julho de 2013

Metrô do Recife

Mapa esquemático do Metrô de Recife, com as estações representadas por pictogramas.
O Metrô de Recife é formado por duas linhas distintas, a Linha Centro (Linha Centro 1 e a Linha Centro 2) e Linha Sul. Ainda a partir de 1988 também passou a administrar o Trem Diesel.
Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - 1(Camaragibe) e Centro - 2(Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.
Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Diesel a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.
O sistema possuía um total de 25,2 km de extensão e, após a conclusão da expansão de sua rede—expansão esta que se deu de fevereiro de 2005 até março de 2009--, chegou aos atuais 39,5 km.4 A estes foram adicionados os 31,5 km da linha Diesel, totalizando 71 km.
Devido à taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE—ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967 (ver página oficial).
No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a usuários de cadeira de rodas e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as estações da linha Sul) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.
Mapa
O Metrorec também conta com várias linhas de ônibus interligadas a quinze terminais de integração ônibus/metrô do S.E.I., localizados nas estações Recife (Em Ampliação) e Joana Bezerra (Em ampliação), nas linhas Centro e Sul; Afogados, Santa Luzia (Em Construção), Barro (Em Ampliação), Cavaleiro, Jaboatão, Rodoviária, Cosme e Damião (Em Construção) e Camaragibe, na linha Centro; Largo da Paz (Em Construção), Aeroporto, Tancredo Neves, Prazeres (Em Construção) e Cajueiro Seco, na linha Sul.5
Os novos terminais nas estações de Santa Luzia, na linha Centro, e Largo da Paz e Prazeres, na linha Sul, têm conclusão prevista para antes da Copa do mundo de 2014.
O terminal na estação Cabo do Trem Diesel, embora seja citado nos mapas como parte do sistema férreo, fica a cerca de 500 metros de distância da estação; não foi divulgado ainda como será feita a ligação entre os dois.

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