sábado, 20 de julho de 2013

Judeus no brasil



Judeus brasileiros יהודים ברזילאיים
Israel Brasil
Mário Schenberg formatura 1936.jpg Leopoldo Nachbin formatura 1943.jpg Henrysobel21092006.jpg Marcelo Gleiser.JPG Moacir Scliar.jpg Silviosantos.jpg Dan Stulbach.jpg Natália Timberg.jpg PAUL Singer.JPG Serginho Groisman.jpg Juca Chaves.jpg Roberto Justus.jpg Bussunda AgBrasil.jpgNiskier09102006.jpg Minc.jpg
Notáveis Judeus brasileiros:
Mário Schenberg • Leopoldo Nachbin • Henry Sobel •Marcelo Gleiser • Moacyr Scliar • Silvio Santos
Bussunda • Arnaldo Niskier • Carlos Minc
População total
107.329 (2010)
Regiões com população significativa
Bandeira do estado de São Paulo.svg São Paulo44.569
Bandeira de Pernambuco.svg Pernambuco29.157
Bandeira do Rio Grande do Sul.svg Rio Grande do Sul8.330
Bandeira do Paraná.svg Paraná2.408
Bandeira de Minas Gerais.svg Minas Gerais1.656
Bandeira do estado do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro1.276
Bandeira do Pará.svg Pará899
Bandeira da Bahia.svg Bahia855
Línguas

PortuguêsHebraicoYidishAlemãoPolonês,RussoLadino.
Religiões
Judaísmo
Grupos étnicos relacionados
AshkenazimSefaradimMizrahim e outras divisões étnicas do Judaísmo.
Brasil conta hoje com uma população de 107.329 Judeus 2 sendo a segunda maior comunidade judaica da América Latina, perdendo apenas para a Argentina, e a décima primeira a nível mundial.
A imigração judaica no Brasil foi um movimento migratório do início do século XIX até a primeira metade do século XX, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Somam hoje mais de 100 mil praticantes do Judaísmo no Brasil, sendo o número de ascendentes não muito exato. O judeu brasileiro é um brasileiro que possui ascendentes e/ou crença judaica. Também são consideradas judeus brasileiros as pessoas nascidas no exterior mas radicadas no Brasil.

    Os judeus no Brasil colônia[editar]

    O Brasil foi palco para a primeira comunidade judaica estabelecida nas Américas. Com a expulsão dos judeus de Portugal, logo após a sua descoberta, judeus convertidos ao catolicismo (cristãos-novos) já se haviam estabelecido na nova colônia. Ao menos dois pisaram na terra quando Pedro Álvares Cabral chegou em 1500, fazendo parte de sua tripulação: Mestre João, médico particular da Coroa Portuguesa e astrônomo; e Gaspar da Gama, intérprete (ajudara Vasco da Gama nasÍndias, onde vivia) e comandante da nau que trazia mantimentos.

    Kahal Zur Israel, no Recife emPernambuco, foi a primeira sinagoga dasAméricas.
    Nos dez anos seguintes, outro judeu naufragou perto da costa brasileira e integrou-se aos indígenas: João Ramalho, que serviu de intérprete para novos portugueses que foram chegando. No mesmo período, Fernão de Noronha extraíapau-brasil da costa atlântica; as árvores ficariam conhecidas como "madeira judaica". Muitos judeus portugueses, procurando fugir da intolerância católica emPortugal, viam no "novo mundo" a oportunidade de praticar livremente seu culto, incluindo-se aí os cristianizados que praticavam o judaísmo em segredo - os cristãos-novos. Martim Afonso de Sousa era um dos cristãos-novos que chegaram ao Brasil no século XVI, como governante de uma das capitanias hereditárias.
    Mais judeus pioneiros chegaram ao país na época das invasões holandesas do Brasil, em 1630, uma vez que compunham na Holanda uma comunidade tolerada, razão pela qual os holandeses foram bem recebidos pela comunidade judaica já estabelecida no Brasil. O Nordeste brasileiro ficou sob o domínio holandês por vinte e quatro anos e, neste período, muitos sefarditas se estabeleceram no país, principalmente em Recife, onde tornaram-se prósperos comerciantes e fundaram aprimeira sinagoga das Américas. Com a expulsão dos holandeses, a maioria dos judeus estabelecidos no Brasil fugiram para os Países Baixos ou outras possessões holandesas, como as Antilhas e Nova Amsterdã, que posteriormente seria renomeada como Nova York após ser cedida aos ingleses. Ali fundaram a primeira comunidade judaica dos Estados Unidos, e uma minoria se estabeleceu no interior do Sertão, o Seridó, para assim fugirem da Inquisição.3
    As últimas informações sobre a presença destes judeus ibéricos no Brasil datam de meados do século XVIII. Nessa época, com o desenvolvimento da mineração na colônia, milhares de portugueses se deslocaram para a região das Minas Gerais, entre eles, um número considerável de cristãos-novos. Através da Inquisição, muitos desses sefarditas foram julgados, enviados à Portugal e condenados à prisão. De fato, muitos desses cristãos-novos não mais mantinham ligações com o judaísmo, mas, por serem ricos comerciantes e mineiros, eram acusados de praticar judaísmo por seus inimigos e dificilmente se livravam das condenações da Inquisição.
    No final do século XVIII, já não havia mais relatos sobre judeus no Brasil. Todos haviam saído da colônia ou se convertido ao Cristianismo, o que faz com que muitos brasileiros possuam, mesmo sem saber, origens em judeus portugueses.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário