quarta-feira, 10 de julho de 2013

Recife é a capital do sétimo estado mais populoso do Brasil, Pernambuco oeste.
A área original do município é controversa, e varia conforme fonte de dados. A própria prefeitura oferece 219Km e o IBGE indica 218km.
Suas cidades limítrofes são Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista e Olinda.
A cidade do Recife está situada sobre uma planície aluvional (fluviomarinha), constituída por ilhas, penínsulas, alagados e manguezais envolvidos por 5 rios: Beberibe, Capibaribe, Tejipió e braços do Jaboatão e do Pirapama, conferindo-lhe características peculiares. Essa planície é circundada por colinas em arco que se estendem do norte ao sul, de Olinda até Prazeres (Jaboatão
 O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial com a cidade europeia de Veneza. Cercado por rios e cortado por pontes, é cheio de ilhas e mangues. Ali acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico.
O município conta com dezenas de pontes, entre elas a mais antiga do Brasil, a ponte Maurício de Nassau. A altitude média em relação ao nível do mar é de 4 metros, porém há algumas áreas do município que se localizam 2 metros abaixo do nível do mar, segundo o estudioso Fernando Bruce.
 


A Região Metropolitana do Recife foi criada no dia 8 de junho de 1973. Atualmente é constituída por 14 municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma.
A metrópole pernambucana apresenta-se como a mais populosa da Região Nordeste e a quinta maior do Brasil, além de ser a terceira mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário