terça-feira, 30 de julho de 2013

Onibus elétrico volta a circular no Recife

O ônibus elétrico híbrido deve voltar a circular pelas ruas do Recife em setembro. O roteiro do veículo de baixa emissão de gases poluentes vai abranger a Região Metropolitana para ser objeto de estudos mais amplos permanecendo no circuito até o final do ano. 
Foto: Andréa Rego Barros
Após esse período, será analisada a inserção do veículo híbrido no sistema de transporte coletivo da cidade, com a meta de se investir cada vez mais em energia limpa. Agora, nessa segunda etapa, vai alternar diversas linhas, circulando todos os dias, até o fim do ano, para simular sua utilização como parte da frota já existente.

O ônibus foi lançado em junho, durante a Copa das Confederações.Na ocasião,  durante duas semanas, fez o percurso da linha 040 (Cidade Universitária/Boa Viagem/Derby/Cidade Universitária), além de realizar o atendimento especial ao público da Copa, nos dias 16, 19 e 23 de junho, no trecho do Estacionamento Parqtel a Arena da Copa em torno de três quilômetros.

A iniciativa faz parte do programa de mobilidade sustentável de Pernambuco que a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) vem desenvolvendo em parceria com as secretarias das Cidades, Recursos Hídricos e Energéticos e Prefeitura da Cidade do Recife. 

O ônibus híbrido possui uma tecnologia de baixa emissão de carbono, que permite que o veículo tenha autonomia para gerar a energia necessária para se locomover, contando com a ajuda de um motor movido a biodiesel para dar partida e recarregando a bateria durante as pausas. Além disso, ele também é mais confortável, sendo equipado com ar-condicionado e é mais silencioso dos que os ônibus tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário