Após audiência pública para ouvir alternativas de mobilidade para a
Região Metropolitana do Recife (RMR), a Comissão de Mobilidade Urbana da
Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu elaborar, em 30
dias, um Pacto de Mobilidade que será apresentado ao Governo do Estado e
à Prefeitura do Recife. O documento deve ser elaborado com o apoio das
instituições que participaram da reunião dessa segunda-feira (23) e irá
formular sugestões para solução dos problemas de trãnsito e mobilidade
no Grande Recife. A OAB-PE, o Ministério Público, o Clube de Engenharia,
o Metrorec/CBTU e o Conselho Regional de Engenharia irão apresentar
propostas à Comissão, que ficará responsável por complilar o material e
enviar ao Poder Executivo.
Durante a audiência pública, a Câmara dos Ferroviários do Clube de
Engenharia apresentou a proposta para implantação de uma linha do metrô
na Avenida Agamenon Magalhães, que iria até Igarassu. De acordo com a
apresentação do coordenador da Câmara, André Loés, o modal é mais
adequado para a via que o sistema atual de BRT (Bus Rapid Transit).
Enquanto o ônibus do BRT tem capacidade para 110 mil passageiros por
dia, o veículo ferroviário pode transportar até 800 mil passageiros no
mesmo período, explicou Lopes.
O metrô, porém, demoraria mais tempo para ficar pronto. Seriam preciso
60 meses de obras para o equipamento começar a funcionar, ao passo que a
instalação do BRT é mais simples, variando de 13 a 24 meses. Além
disso, o Governo do Estado já tem em andamento a licitação dos ônibus da
RMR, que inclui BRT nas principais avenidas.
De acordo com o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), presidente da
Comissão, a ideia de discutir com as entidades é permitir a participação
da sociedade civil organizada. As propostas das entidades serão
processadas pela equipe técnica da Comissão. O pacto deve ser entregue
aos executivos no final de outubro. O trabalho vai apresentar propostas
para um período de cinco anos e abarcará propostas sobre os mais
diversos aspectos da mobilidade, como a requalificação de calçadas e a
iluminação de ruas.
O deputado petebista reconheceu o trabalho que vem sendo desempenhado
pelo governador Eduardo Campos (PSB) que, segundo ele, investiu R$ 2
bilhões em corredores exclusivos de ônibus para implantar os BRTs.
Apesar disso, a avaliação de Sílvio Costa Filho é a de que, nos próximos
dez anos, será necessário um investimento maciço de R$ 10 bilhões para o
setor de mobilidade no Estado. De acordo com ele, é necessário investir
na criação de novos corredores de ônibus, na ampliação da rede
metroviária e na construção do Arco Metropolitano.
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