domingo, 8 de setembro de 2013

Meios de Transporte Público Alternativos: Quais são?

Trem – Os trens metropolitanos transportam passageiros através de diferentes cidades metropolitanas. Normalmente, circula em regiões menos povoadas; em geral seu deslocamento se dá na superfície, mas isto não é regra. Trens maiores têm em média 12 vagões, com cerca de 20 metros cada, totalizando assim 250 metros de extensão. As estações são mais distantes, possibilitando que o veículo alcance a velocidade máxima de 90 km; o intervalo de uma composição para outra pode ser de, aproximadamente, 15 a 90 minutos, dependendo da localidade.

Metrô - O metrô normalmente circula em regiões densas sobre o centro, por modo subterrâneo. Sua circulação é feita somente dentro de uma mesma cidade. As composições são formadas por 6 vagões, tendo no máximo 120 metros de extensão. O tempo de intervalo é, em média, de 90 a 130 segundos. As estações são mais próximas do que as do trem podendo atingir a velocidade de 80 km.

VLT - O veículo leve sobre trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte de média capacidade. Possui cerca de três carros por composição, podendo transportar 600 pessoas, em média, por viagem, tendo um intervalo de aproximadamente 15 minutos.

Aeromóvel - O Aeromovel é um sistema de transporte automatizado, que opera em via elevada. O Sistema caracteriza-se por operar veículos menores, porém com alta freqüência (reduzido headway). O Aeromovel possui baixo custo de implantação e operação, ocupando um reduzido espaço no centro urbano, oferecendo capacidades entre 1.000 e 20.000 passageiros por hora por sentido. Patenteada internacionalmente, a tecnologia Aeromovel emprega o princípio exclusivo da propulsão pneumática, viabilizada por um fluxo de ar de baixa pressão e alta vazão, o que torna as perdas suficientemente baixas, e o Sistema energeticamente competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário