Compõe-se atualmente (2013) de vinte e nove estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 350 mil usuários por dia, sendo a maior parte da demanda concentrada na linha centro, embora a linha sul esteja com demanda crescente, resultado do aumento da quantidade de trens em funcionamento e inaugurações de novos terminais de ônibus integrados ao metrô.1
História
Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983.Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência de Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife.
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência de Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô de Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados trechos da linha sul, que já terminou a sua expansão.
Desde o início de 2013, após um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a antiga Linha Diesel/Trens Diesel, que vai do Cabo de Santo Agostinho até a estação Cajueiro Seco, passou a operar com VLT, beneficiando cerca de 35 mil passageiros. Todos os vagões são equipados com ar condicionado e GPS.2 O Trecho entre a estação Cajueiro Seco e a estação Curado também recebeu um VLT. Existe um plano de prolongar o VLT até a estação Rodoviária, onde se localiza o Terminal de ônibus da Cidade do Recife. Em março de 2013 começaram a operar os dois primeiros dos novos trens comprados para aumentar a frota da linha sul. Desde então, novos trens chegam todos os meses.
Em 8 de junho de 2013, a estação Cosme e Damião, na Linha Centro, foi inaugurada, facilitando o transporte dos torcedores até a Arena Pernambuco. A estação está localizada entre as estações Rodoviária e Camaragibe, na cidade do Recife, próximo da divisa com a cidade de São Lourenço da Mata.
Características do sistema

Mapa esquemático do Metrô de Recife, com as estações representadas por pictogramas.
Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - 1 (Camaragibe) e Centro - 2 (Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.
Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Diesel a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.
O sistema possuía um total de 25,2 km de extensão e, após a conclusão da expansão de sua rede—expansão esta que se deu de fevereiro de 2005 até março de 2009--, chegou aos atuais 39,5 km.3 A estes foram adicionados os 31,5 km da linha Diesel, totalizando 71 km.
Devido à significativa taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE — ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967 (ver página oficial).
No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a cadeirantes e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as estações da linha Sul) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.
O Metrorec também conta com várias linhas de ônibus interligadas a quinze terminais de integração ônibus/metrô do S.E.I., localizados nas estações Recife (em ampliação) e Joana Bezerra (em ampliação), nas linhas Centro e Sul; Afogados, Santa Luzia (em construção), Barro (Em Ampliação), Cavaleiro, Jaboatão, Rodoviária, Cosme e Damião (em construção) e Camaragibe, na linha Centro; Largo da Paz (em construção), Aeroporto, Tancredo Neves, Prazeres (em construção) e Cajueiro Seco, na linha Sul.4
Os novos terminais nas estações de Santa Luzia e Cosme e Damião, na linha Centro, e Largo da Paz e Prazeres, na linha Sul, têm conclusão prevista para antes da Copa do mundo de 2014.
O terminal na estação Cabo do Trem Diesel, embora seja citado nos mapas como parte do sistema férreo, fica a cerca de 500 metros de distância da estação; não foi divulgado ainda como será feita a ligação entre os dois.
Número de passageiros
- Tabela de quantidade de passageiros (diariamente por viagem).
Ano | Quantidade de pessoas (por dia) |
---|---|
1984 | 2.800 pessoas |
1988 | 7.500 pessoas |
1995 | 60.000 pessoas |
2000 | 105.000 pessoas |
2004 | 123.000 pessoas |
2008 | 196.000 pessoas |
2012 | 277.850 pessoas |
2013 | 350.000 pessoas |
Tabela do sistema
Dados das linhas
Linha | Trajeto | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) | Funcionamento |
---|---|---|---|---|---|
Centro - 1 | Recife ↔ Camaragibe | 18,3* | 15 | 28 | Diariamente, das 5 às 23h |
Centro - 2 | Recife ↔ Jaboatão | 16 | 14 | 26 | Diariamente, das 5 às 23h |
Centro - 1 + Centro - 2 | Recife ↔ Camaragibe e Jaboatão | 25,2 | 19 | --- | Diariamente, das 5 às 23h |
Sul | Recife ↔ Cajueiro Seco | 14,3 | 12 | 22 | Diariamente, das 5 às 23h |
VLT (**) | Cabo ↔ Curado | 31,5 | 9 | 54 | Segunda a sexta, das 5 às 20h (aos sábados, até as 14h) |
Por trecho (com cronologia)
Linha | Trecho | Inauguração | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) |
---|---|---|---|---|---|
Centro - 1 e 2 | Recife ↔ Werneck | 11 de março de 1985 | --- | 7 | 12 |
Centro - 1 e 2 | Werneck ↔ Coqueiral | 8 de agosto de 1986 | --- | 4 | 6 |
Centro - 1 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 | --- | 4 | 6 |
Centro - 1 | Rodoviária ↔ Camaragibe | 26 de dezembro de 2002 | --- | 2 | 4 |
Centro - 2 | Coqueiral ↔ Jaboatão | 29 de agosto de 1987 | 6,9 | 5 | 8 |
Sul | Recife ↔ Imbiribeira | 28 de fevereiro de 2005 | --- | 4 | 6 |
Sul | Imbiribeira ↔ Shopping | 28 de março de 2009 | --- | 3 | 4 |
Sul | Shopping ↔ Tancredo Neves | 1 de fevereiro de 2010 | --- | 2 | 2 |
Sul | Tancredo Neves ↔ Cajueiro Seco | 29 de agosto de 2010 | --- | 6 | 10 |
Trem Diesel | Cinco Pontas ↔ Cabo | A partir de 1988 | --- | --- | 54 |
VLT | Curado ↔ Cabo | 14 de julho de 1999*** | 31,5 | 9** | 54 |
Por estação (com cronologia)
Linha | Estação | Inauguração | Trecho a que pertence | Inauguração do trecho a que pertence |
---|---|---|---|---|
Centro - 1 e 2 | Estação Barro | 30 de janeiro de 1987 | Werneck ↔ Coqueiral | 8 de agosto de 1986 |
Centro - 1 | Estação Alto do Céu | 11 de março de 1987 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 |
Centro - 1 | Estação Curado | 27 de maio de 1988 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 |
Centro - 2 | Estação Engenho Velho | 17 de junho de 1988 | Coqueiral ↔ Jaboatão | 29 de agosto de 1987 |
Centro - 1 | Estação Cosme e Damião | 8 de junho de 2013 | Rodoviária ↔ Camaragibe | 26 de dezembro de 2002 |
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