Compõe-se atualmente (2013) de vinte e nove estações, com linhas que somam 39,5 quilômetros de extensão, transportando cerca de 350 mil usuários por dia, sendo a maior parte da demanda concentrada na linha centro, embora a linha sul esteja com demanda crescente, resultado do aumento da quantidade de trens em funcionamento e inaugurações de novos terminais de ônibus integrados ao metrô.1
História
Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. A construção do Metrô foi iniciada em janeiro de 1983.Em fevereiro de 1984 foi criada no Rio de Janeiro a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O Metrorec integrou-se a ela em janeiro de 1985.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência de Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), Natal (Rio Grande do Norte) e Recife.
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência de Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô de Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002. Entre 2004 e 2009 foram inaugurados trechos da linha sul, que já terminou a sua expansão.
Desde o início de 2013, após um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a antiga Linha Diesel/Trens Diesel, que vai do Cabo de Santo Agostinho até a estação Cajueiro Seco, passou a operar com VLT, beneficiando cerca de 35 mil passageiros. Todos os vagões são equipados com ar condicionado e GPS.2 O Trecho entre a estação Cajueiro Seco e a estação Curado também recebeu um VLT. Existe um plano de prolongar o VLT até a estação Rodoviária, onde se localiza o Terminal de ônibus da Cidade do Recife. Em março de 2013 começaram a operar os dois primeiros dos novos trens comprados para aumentar a frota da linha sul. Desde então, novos trens chegam todos os meses.
Em 8 de junho de 2013, a estação Cosme e Damião, na Linha Centro, foi inaugurada, facilitando o transporte dos torcedores até a Arena Pernambuco. A estação está localizada entre as estações Rodoviária e Camaragibe, na cidade do Recife, próximo da divisa com a cidade de São Lourenço da Mata.
Características do sistema
O Metrô de Recife é formado por duas linhas distintas, a Linha Centro (Linha Centro 1 e a Linha Centro 2) e Linha Sul. Ainda a partir de 1988 também passou a administrar o Trem Diesel.Os trens da Linha Centro, que partem da Estação Recife, possuem dois destinos distintos: a estação de Camaragibe e a de Jaboatão. Isso acontece devido ao fato de as linhas Centro - 1 (Camaragibe) e Centro - 2 (Jaboatão) compartilharem a mesma via e estações no trecho entre as estações Recife e Coqueiral, graças ao traçado da antiga ferrovia onde o metrô foi construído.
Nas Linhas da Metrorec a distância média entre as estações é de 1,2 km, com os trens seguindo a uma velocidade média de 40 km/h, podendo chegar a 80 km/h. A bitola é 1600 mm e a alimentação dos trens é feita por catenárias aéreas. Na Linha Diesel a distância média entre as estações é de 4 km, a velocidade comercial dos trens é de 31,5 km/h, a bitola é métrica e os trens utilizados possuem tração a diesel.
O sistema possuía um total de 25,2 km de extensão e, após a conclusão da expansão de sua rede—expansão esta que se deu de fevereiro de 2005 até março de 2009--, chegou aos atuais 39,5 km.3 A estes foram adicionados os 31,5 km da linha Diesel, totalizando 71 km.
Devido à significativa taxa de analfabetismo na região (aproximadamente 10,55% de acordo com o censo de 2000 do IBGE — ver fonte), as estações foram desenhadas de modo a incluir várias formas de identificação. Além do serviço de alto-falantes dentro dos trens anunciando o nome da parada, cada uma destas tem uma cor diferente para as paredes de suas plataformas, e, em todas as placas indicativas e mapas das linhas, o nome de cada estação acompanha sempre um símbolo individualizado, também chamado pictograma. O uso de tais pictogramas já era aplicado no Metrô da Cidade do México, iniciado em 1967 (ver página oficial).
No quesito acessibilidade, as estações possuem rampas de acesso a cadeirantes e algumas dispõem de escadas rolantes (como as estação Recife, Joana Bezerra, Camaragibe e todas as estações da linha Sul) e elevadores (nas mesmas estações). O já citado serviço de alto-falantes dentro dos trens também serve aos deficientes visuais.
O Metrorec também conta com várias linhas de ônibus interligadas a quinze terminais de integração ônibus/metrô do S.E.I., localizados nas estações Recife (em ampliação) e Joana Bezerra (em ampliação), nas linhas Centro e Sul; Afogados, Santa Luzia (em construção), Barro (Em Ampliação), Cavaleiro, Jaboatão, Rodoviária, Cosme e Damião (em construção) e Camaragibe, na linha Centro; Largo da Paz (em construção), Aeroporto, Tancredo Neves, Prazeres (em construção) e Cajueiro Seco, na linha Sul.4
Os novos terminais nas estações de Santa Luzia e Cosme e Damião, na linha Centro, e Largo da Paz e Prazeres, na linha Sul, têm conclusão prevista para antes da Copa do mundo de 2014.
O terminal na estação Cabo do Trem Diesel, embora seja citado nos mapas como parte do sistema férreo, fica a cerca de 500 metros de distância da estação; não foi divulgado ainda como será feita a ligação entre os dois.
Número de passageiros
- Tabela de quantidade de passageiros (diariamente por viagem).
Ano | Quantidade de pessoas (por dia) |
---|---|
1984 | 2.800 pessoas |
1988 | 7.500 pessoas |
1995 | 60.000 pessoas |
2000 | 105.000 pessoas |
2004 | 123.000 pessoas |
2008 | 196.000 pessoas |
2012 | 277.850 pessoas |
2013 | 350.000 pessoas |
Tabela do sistema
Dados das linhas
Linha | Trajeto | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) | Funcionamento |
---|---|---|---|---|---|
Centro - 1 | Recife ↔ Camaragibe | 18,3* | 15 | 28 | Diariamente, das 5 às 23h |
Centro - 2 | Recife ↔ Jaboatão | 16 | 14 | 26 | Diariamente, das 5 às 23h |
Centro - 1 + Centro - 2 | Recife ↔ Camaragibe e Jaboatão | 25,2 | 19 | --- | Diariamente, das 5 às 23h |
Sul | Recife ↔ Cajueiro Seco | 14,3 | 12 | 22 | Diariamente, das 5 às 23h |
VLT (**) | Cabo ↔ Curado | 31,5 | 9 | 54 | Segunda a sexta, das 5 às 20h (aos sábados, até as 14h) |
Por trecho (com cronologia)
Linha | Trecho | Inauguração | Comprimento (km) | Estações | Duração das viagens (min) |
---|---|---|---|---|---|
Centro - 1 e 2 | Recife ↔ Werneck | 11 de março de 1985 | --- | 7 | 12 |
Centro - 1 e 2 | Werneck ↔ Coqueiral | 8 de agosto de 1986 | --- | 4 | 6 |
Centro - 1 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 | --- | 4 | 6 |
Centro - 1 | Rodoviária ↔ Camaragibe | 26 de dezembro de 2002 | --- | 2 | 4 |
Centro - 2 | Coqueiral ↔ Jaboatão | 29 de agosto de 1987 | 6,9 | 5 | 8 |
Sul | Recife ↔ Imbiribeira | 28 de fevereiro de 2005 | --- | 4 | 6 |
Sul | Imbiribeira ↔ Shopping | 28 de março de 2009 | --- | 3 | 4 |
Sul | Shopping ↔ Tancredo Neves | 1 de fevereiro de 2010 | --- | 2 | 2 |
Sul | Tancredo Neves ↔ Cajueiro Seco | 29 de agosto de 2010 | --- | 6 | 10 |
Trem Diesel | Cinco Pontas ↔ Cabo | A partir de 1988 | --- | --- | 54 |
VLT | Curado ↔ Cabo | 14 de julho de 1999*** | 31,5 | 9** | 54 |
Por estação (com cronologia)
Linha | Estação | Inauguração | Trecho a que pertence | Inauguração do trecho a que pertence |
---|---|---|---|---|
Centro - 1 e 2 | Estação Barro | 30 de janeiro de 1987 | Werneck ↔ Coqueiral | 8 de agosto de 1986 |
Centro - 1 | Estação Alto do Céu | 11 de março de 1987 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 |
Centro - 1 | Estação Curado | 27 de maio de 1988 | Coqueiral ↔ Rodoviária | 24 de setembro de 1986 |
Centro - 2 | Estação Engenho Velho | 17 de junho de 1988 | Coqueiral ↔ Jaboatão | 29 de agosto de 1987 |
Centro - 1 | Estação Cosme e Damião | 8 de junho de 2013 | Rodoviária ↔ Camaragibe | 26 de dezembro de 2002 |
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