segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Recife lança grande operação de recapeamento e sinalização de ruas

318515fa7dfae56ccc4790b450eec03b.jpg
Obra de troca de placas de concreto começou na Rua Acadêmico Hélio Ramos

  Um novo plano para acabar com os transtornos do trânsito na Região Metropolitana do Recife foi lançado nesta segunda-feira (30). Com objetivo de reestruturar até março de 2014 a malha viária da cidade, a Operação Verão promete pavimentar 20 vias, asfaltar 300 ruas e sinalizar 400. As avenidas Agamenon Magalhães, Norte, Sul, Cais José Estelita, Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho, Antônio de Góis, Caxangá, entre outras, passarão pelas trocas de 1.500 placas de concreto. A ação vai contemplar praticamente todos os bairros da cidade. Somente para alfaltar, sinalizar e realizar a troca de concreto e paralelepípedo, serão R$ 77 milhões.

 A operação começou, nesta segunda, na Rua Acadêmico Hélio Ramos, na Cidade Universitária. Segundo a PCR, a durabilidade do material escolhido também foi um fator importante para garantir que a operação seja consolidada: o concreto deve durar 35 anos; o paralelepípedo, 15, e o asfalto tem previsão de cinco anos. Serão pavimentadas apenas 20 ruas - a cidade tem 8.493 vias sem pavimentação.
De acordo com o prefeito Geraldo Julio, a Operação Verão vem para começar a substituir a antiga Operação Tapa-Buraco, considerada um trabalho paliativo e não preventivo. “A abordagem aqui é para resolver o problema. O Recife jamais fez isso antes. E as cidades que não fazem isso sofrem em todos os invernos. Queremos tirar as pessoas da agonia no inverno com o tapa-buraco. Com a iniciativa de hoje, temos certeza de que vamos mudar a condição das ruas do Recife para termos uma cidade melhor para as pessoas se locomoverem", afirmou Geraldo Julio.
Para evitar os recorrentes transtornos com a longa duração das obras, as intervenções que envolvem recapeamento de vias serão feitas à noite, a troca de paralelepípedo durante o dia e a troca das placas de concreto nos dois turnos.De acordo com o prefeito, o pacote de obras é um investimento estruturador que vem para resolver os transtornos nas vias da cidade de maneira definitiva.

 » Relação das vias beneficiadas pela Operação Verão:

RPA-1: Rua Cônego Barata, Rua Dr. José Maria, Av. Santos Dumont, Av. Rosa e Silva, Rua do Espinheiro, Rua Teles Junior, Rua do Futuro, entre outras.

RPA-2: Rua Visconde Garrett, Av. Hildebrando Vasconcelos, Av. Concriz, Av. Tancredo Neves, Estrada de Passarinho, Av. da Recuperação , entre outras.

RPA-3: Av. Embaixador Assis Chateaubriand, Av. Vereador Otacílio Azevedo, Rua Alto do Refúgio, Rua Alto da Brasileira, Rua Córrego do Boleiro, etc.

RPA-4: Estrada do Barbalho, Estrada do Caiara, Av. Caxangá, Av. Maurício de Nassau, Rua Palmital, Rua Gaspar Perez, Av. do Forte, entre outras.

RPA-5: Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, Rua 21 de Abril, Estrada do Bongi, Rua Carlos Gomes, Av. Beira Rio, Estrada dos Remédios, entre outras.

RPA-6: Rua Arquiteto Luiz Nunes, Ponte Motocolombó, Av. Herculano Bandeira, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Domingos Ferreira, Rua dos Navegantes, Rua Francisco da Cunha, Av. Jean Emile Favre, e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário