quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Sem recursos, PCR pode atrasar Parque da Tamarineira por mais três anos




Depois que receber o projeto executivo do Parque da Tamarineira, que ainda nem está pronto, a Prefeitura do Recife terá que iniciar um périplo em Brasília para captar recursos para a obra, anunciada para ser entregue em dezembro de 2012. O prefeito Geraldo Julio (PSB) confirmou ao Blog de Jamildo que a PCR não tem dinheiro para tirar o Parque do papel e precisará recorrer ao investimento federal. Pelo calendário atual da Empresa de Urbanização do Recife (URB), o projeto pode só ser entregue à população no final de 2016.

Hoje, a prefeitura espera que a empresa LF Empreendimentos e Projetos Arquitetônico, que venceu um concurso para elaboração do Parque, conclua o projeto executivo até junho deste ano. Depois disso, começa a captação. O valor, que só será conhecido após a licitação, deve ficar em torno de R$ 60 milhões.
A esperança da URB é que a licitação saia do papel até o final deste ano. A empresa que vencer, vai ter 24 meses para concluir todas as obras. A licença ambiental, liberada em dezembro do ano passado, prevê que o projeto tenha 10 hectares; metade de áreas verdes.

O Parque será instalado na área onde estão o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA). Além da área verde, devem ser construídos equipamentos públicos como um museu, um auditório, um playground, uma academia e até uma livraria.

Em maio do ano passado, a vereadora Priscila Krause (DEM) apresentou, em um balanço, mostrando que o repasse de recursos federais para a Prefeitura do Recife havia diminuído após a posse de Geraldo Julio, afilhado político do governador Eduardo Campos (PSB), que se prepara para disputar a Presidência da República contra a presidente Dilma Rousseff (PT).

Na época, Priscila citou a Tamarineira como um dos projetos que poderiam ser prejudicados pelo rompimento entre o PT e o PSB.

Antes de deixar o comando da PCR, o ex-prefeito João da Costa (PT) chegou a anunciar, em 2011, que os recursos para a construção do Parque estavam garantidos através de emendas parlamentares da ordem de R$ 30 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário