sábado, 30 de novembro de 2013

Brasil tem 5 cidades entre as emergentes mais desenvolvidas

Cinco capitais brasileiras foram listadas entre as 65 cidades com a economia mais desenvolvida dos mercados emergentes, conforme pesquisa encomendada pela MasterCard Worldwide apresentada nesta quinta-feira. São Paulo foi a cidade brasileira mais bem colocada, na 12ª posição, seguida pelo Rio de Janeiro (36ª posição), Brasília (42ª), Recife (47ª) e Curitiba (49ª).

A China destacou-se na pesquisa como a maior alavanca econômica dos mercados emergentes, ao colocar 15 cidades entre as 30 maiores do ranking, sendo que Xangai e Pequim ocupam as duas primeiras posições. A Índia foi o segundo país com maior número de representantes, listando oito cidades na pesquisa da Mastercard.

Embora o Brasil tenha se sobressaído na América Latina, ao ter cinco de suas cidades citadas na pesquisa, outros países da região classificaram suas cidades em boas colocações, como Santiago, na quinta posição, Cidade do México, na sétima posição, e Buenos Aires, na 13ª posição.
Para compor o índice que elegeu as cidades com economia mais avançada nos mercados emergentes, foram considerados o ambiente econômico e comercial; crescimento e desenvolvimento econômico; ambiente de negócios; ambiente de serviços financeiros, conectividade comercial; conectividade de educação e TI; qualidade de vida urbana; e risco e segurança.

Segundo o estudo, Curitiba é a cidade brasileira que mais oferece segurança para seus cidadãos, e a quarta do ranking das 65 cidades no quesito risco e segurança, que considera indicadores como liberdade de expressão, risco de acidentes naturais e segurança pessoal. Brasília e Recife também se destacaram aparecendo empatadas em sexto lugar nessa avaliação.

Brasília também foi considerada a cidade com melhor qualidade de vida dentre as brasileiras, conquistando outra vez o 6° lugar no ranking geral, desta vez no quesito qualidade de vida urbana. O Rio de Janeiro se destacou como a melhor brasileira em educação e TI, que mede as atividades educacionais na cidade, bem como a conectividade via internet e telecomunicações, ocupando o 25° lugar, à frente de São Paulo (27°).

As melhores posições conseguidas por São Paulo foram a quarta posição na avaliação da rede de serviços financeiros e a quinta colocação no ranking geral de conectividade comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário