Começam nesta
sexta-feira os serviços para a construção da estação de embarque e
desembarque de passageiros da Madalena. As obras serão realizadas na Rua
Benfica e frente ao Supermercado Extra e integram o Corredor Exclusivo
de Transporte Rápido de Ônibus do eixo Leste/Oeste.
Foto: Bernardo Dantas/DP/D.A Press |
A intervenção começa com
a remoção das interferências do local. O Consórcio Mendes Jr/Servix –
responsável pela obra – vai retirar árvores, os postes de iluminação e
construir um muro e uma calçada de acesso para os clientes do
supermercado. Esta etapa deve levar cerca de 15 dias para ser concluída.
A partir daí, começa a ser levantada a Estação.
De acordo com a
Secretaria das Cidades, todas as licenças para a retirada das árvores
foram dadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e
pela CPRH. Das 17 árvores existentes no local, cinco serão
transplantadas (cujo laudo indicou condições do transplantio). A
compensação ambiental será feita por meio do plantio de 68 mudas
plantadas no terreno localizado na rua João Ivo da Silva, próximo de
onde está sendo construído o Túnel da Abolição. Já na segunda-feira
(18/11), a Secid irá iniciar o plantio das mudas.
O Corredor Leste/Oeste
será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do
Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a Avenida
Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de
extensão, o corredor vai passar por 18 estações e atender aos Terminais
Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da
Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta
Perimetral, na BR-101. O investimento para a construção deste corredor é
de R$ 145 milhões.
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