segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Companhia Siderúrgica Suape tem novo sócio sul-coreano

O grupo sul-coreano Posco é o novo sócio da Companhia Siderúrgica Suape (CSS). O negócio será fechado através da subsidiária Posco E&C. O negócio prevê que o os asiáticos terão 10% de participação no capital da indústria pernambucana.
Quarto maior grupo siderúrgico mundial, incluindo ainda empresas de tecnologia, projetos e construção, entre outras, o Posco ocupa os lugares deixados pela italiana Danieli, companhia com expertise em siderúrgicas que forneceria equipamentos, montagem e qualificação da mão de obra; e pela Trasteel International, que tem sede em Luxemburgo e atua nos segmentos de laminação, mineração e vendas internacionais de aço. Os motivos da saída das duas empresas não foi revelado pela CSS.
As negociações com o Posco começaram no segundo semestre deste ano, quando o projeto da CSS foi apresentado para a direção da empresa sul-coreana. “Depois que o projeto foi aprovado pelo conselho do Posco, na Coreia do Sul, iniciamos as reuniões técnicas para detalharmos o processo e a participação da empresa na CSS. Em outubro, tivemos as reuniões finais para fechar o orçamento”, explicou o diretor de Operações da CSS, Alberto Cunha, em nota distribuída ontem à imprensa. Cunha e os coreanos deverão estar no Brasil até o fim desta semana, quando devem dar mais detalhes da sociedade.
A CSS está orçada em R$ 1,9 bilhão e será instalada no Cone S/A - megaprojeto industrial e de serviços da Moura Dubeux no entorno de Suape. A siderúrgica também tem entre os sócios a Fábrica Participações, empresa de investimento e desenvolvimento de projetos. As obras começam no primeiro semestre do próximo ano e a produção deverá ser iniciada em meados de 2017.


Localização - A área onde a CSS será implantada é uma Zona de Processamento de Aços (ZPA), um polo industrial composto por múltiplas unidades, tanto próprias da CSS como de terceiros, voltadas para o processamento de aço nas formas de perfis, barras, chapas e bobinas de aço a quente e a frio, e galvanizados, a partir de matéria-prima fornecida pela nova siderúrgica. O projeto da ZPA será desenvolvido pela Cone S/A.
Mais de três mil empregos serão gerados na fase de construção e, após a finalização da obra, estão previstos 500 novas vagas de trabalho permanentes. Também serão criados 2,3 mil empregos indiretos. A decisão de instalar uma usina no Complexo Portuário de Suape se deve ao crescente desenvolvimento do Nordeste, especialmente de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Alguém sabe me informar a respeito da siderurgica, se já está funcionando

    ResponderExcluir