Cinco anos depois de
passar por uma reforma polêmica, ao custo aproximado de R$ 14 milhões,
sob argumento de se incorporar ao Corredor Leste-Oeste (que liga o
Recife a Camaragibe), a Avenida Conde da Boa Vista será alvo de uma
gambiarra para viabilizar o sistema BRT (transporte rápido por ônibus)
entre a Praça do Derby e a Avenida Guararapes. A partir de janeiro, três
estações de embarque e desembarque de BRTs provisórias serão
implantadas em cada lado da via e funcionarão em paralelo às
convencionais, até que a prefeitura conclua estudos de requalificação da
área. Os modelos foram aprovados na última quarta-feira, 13.
De acordo com o
secretário de controle urbano do município, João Braga, até janeiro os
estudos devem estar concluídos. “Estamos analisando a Conde da Boa Vista
de uma forma mais ampla, considerando as outras vias do entorno como
opção de transporte, mas precisamos de pesquisas complementares”,
justificou. Questionado sobre o fato de se aplicar novos recursos na
mesma obra, o secretário alegou que é preciso considerar o papel da via
no sistema.
Para construir as
estações, três paradas convencionais vão ser removidas, em cada sentido,
e as 74 linhas que atendem a avenida passarão a dividir apenas três
pontos. “Faremos um trabalho de divulgação junto aos usuários”, salienta
o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes, que participa
dos estudos de requalificação, reconhecendo a falhas desse serviço, esta
semana, quando foram alteradas 11 linhas em circulação nas avenidas
Dantas Barreto e Guararapes.
MODELO - As estações
provisórias terão estrutura metálica, chapa perfurada ao seu redor e
telha termoacústica. Elas serão fechadas para possibilitar o pagamento
antecipado da passagem, como acontece no sistema BRT. As estações
elevadas originais são feitas em vidro, climatizadas e possuem painéis
em LED para os passageiros acompanharem o horário dos ônibus, além de
estarem em nível com os degraus dos ônibus. Devem ser concluídas em
cerca de 60 dias e só vão ser iniciadas em janeiro para não atrapalhar o
intenso fluxo de pessoas nessa época do ano, no Centro.
A circulação dos BRTs pela via, nesse formato improvisado, só será possível porque eles têm porta dos dois lados.
Embora a ideia do
Corredor Leste-Oeste seja o de interligar, por via exclusiva de ônibus,
os municípios do Recife e Camaragibe, o trecho de 12,3 quilômetros
licitado pelo Governo do Estado, em andamento, vai do Terminal Integrado
de Timbi, atravessando a Avenida Caxangá, até a Praça do Derby.
Nenhum comentário:
Postar um comentário