sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fortes chuvas em Pernambuco podem se estender até este sábado

d34483e2ae1b27b60e8f43b2539e0f26.jpg
Chuvas causaram alagamentos em várias localidades do Grande Recife
Foto: Keziah Costa

  Moradores do Grande Recife e outras regiões do Estado devem ficar atentos aos efeitos das fortes chuvas que atingem Pernambuco desde a noite dessa quarta-feira (18). A previsão, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é que as precipitações se prolonguem pelas próximas 24 horas, podendo chegar a 48 horas de chuvas intensas. Desde as 7h da quarta até as 7h da quinta (19), foram registrados 126 milímetros de acumulado na capital pernambucana. A maré deve atingiu 2.3 metros às 17h04.

 

O motivo das chuvas é o acoplamento de dois sistemas meteorológicos, característico durante os últimos meses do ano. "Um vórtice ciclônico de ar superior e uma zona de convergência do Atlântico Sul se encontraram e estão provocando estas chuvas em praticamente todo o Nordeste. Eles devem permanecer por 24 horas, podendo prolongar pelas próximas 48 horas", explica o meteorologista Flaviano Fernandes, da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac. A Zona de Convergência funciona como uma frente fria, que sobe do sul do País e paira no Nordeste, formando um corredor de umidade entre a Amazônia e o Atlântico.




As chuvas mais intensas caíram em localidades no Sertão do Estado e na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de regiões no Agreste. A Apac já emitiu aviso de continuidade de chuvas com intensidade moderada a forte em áreas de todas as mesorregiões do Estado. Equipes da Defesa Civil do Recife podem ser acionadas pelo 0800.081.3400. O atendimento é gratuito e funciona 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário