terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Orla do Recife ganha Bike PE em janeiro

 / A estação implantada na entrada do Parque das Esculturas, em Brasília Teimosa, atualmente, é a única da Zona Sul

A estação implantada na entrada do Parque das Esculturas, em Brasília Teimosa, atualmente, é a única da Zona Sul


A Zona Sul do Recife receberá até o final de janeiro 11 novas estações do Projeto Bike PE. Seis delas serão instaladas na orla de Boa Viagem, outras duas distribuídas pelo bairro e as demais, ao longo da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira. Na Zona Norte, mais sete pontos de aluguel de bicicleta ainda faltam ser instalados, mas devem ficar prontos também no início de 2014.
 
A primeira estação do Bike PE da Zona Sul da capital foi instalada este mês, no Parque das Esculturas, em Brasília Teimosa. O serviço, no entanto, encontra-se restrito, já que não há estação próxima para que seja feita a entrega ou a troca da bike após os 30 minutos de uso permitido a cada 15 minutos.
 
“Os moradores da comunidade têm usado as bicicletas durante a semana e os turistas também, mas só aos domingos. O problema é que não há outros pontos no Pina e em Boa Viagem”, queixa-se o segurança Edmilson José Ferreira, 56 anos, morador de Brasília Teimosa.
 
Além das 10 estações inicialmente instaladas pelo Porto Digital, com 100 bicicletas, a população passou a contar, de maio até dezembro, com mais 52 pontos de aluguel, com 520 bicicletas em 20 bairros do Recife, de Olinda e de Jaboatão. Deste total, 42 foram instaladas na capital. Olinda e Jaboatão receberam cinco estações cada uma. A expectativa era concluir o projeto até o final deste ano. O atraso na implantação do programa tem sido alvo de reclamação de ciclistas.
 
A Secretaria das Cidades informou que o prazo foi estendido porque os locais apontados para receber as estações precisam ser aprovados pela Prefeitura do Recife. Além de identificar calçadas largas que não atrapalhem a mobilidade dos pedestres, alguns pontos escolhidos implicam em retirar vagas de estacionamento de carros.
 
Para o secretário-executivo das Cidades, Gustavo Gurgel, esses primeiros meses de funcionamento confirmam o sucesso do projeto ao atingir a marca de 53 mil cadastros. “A iniciativa mostra o quanto a população pernambucana estava carente de ações que envolvam o lazer e também facilitem a mobilidade urbana sustentável. Atualmente, temos espalhadas por diversos bairros do Recife, Olinda e Jaboatão 52 estações, com mais de 500 bicicletas disponíveis”, afirmou, lembrando ainda que 13% da população é usuária do modal, seja para o transporte ou lazer. Até o último dia 29, 105.659 viagens foram feitas com as bicicletas do projeto, que está integrado ao do Porto Digital. A estação com maior número de viagens este mês é a da Casa da Cultura, que registrou 1.038 retiradas e 1.076 devoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário